29 julho 2009

de codó para teresina

A viagem da troupe “Pelas estradas desses brasis” seguiu de Codó (MA) para Teresina (PI). Foram pouco mais de duas horas de estrada, parando em Caxias (MA) para dar um abraço no amigo músico Naum Esteves.

Naum é um grande artista popular cujo trabalho é reconhecido tanto fora quanto dentro da igreja. Há alguns anos atrás ele foi contratado por uma grande gravadora do meio “gospel” (não sei porque, mas não gosto desse termo quando se refere à música feita por brasileiros...). Teve e ainda tem canções gravadas por nomes que alavancam a indústria cultural no meio cristão. No entanto, o primor da obra de Naum o povo brasileiro ainda desconhece. Ele tem uma maneira toda especial de dizer do povo nordestino e seu encontro com o Evangelho, estilo que vi em poucos artistas cristãos. O meu desejo sincero é que ele possa gravar também esse outro lado de suas obras para que o povo brasileiro seja enriquecido com essa bela obra.

Chegamos em Teresina e fomos diretamente para o Congresso de Jovens da AICEB (Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas). Eram mais de 600 congressistas reunidos numa casa católica, nos arredores da capital piauiense. Nossa participação foi pequena, com apenas duas apresentações nas noites e uma condução de cânticos num período da manhã. No entanto foi muito bom estar ali e fomos recebidos carinhosamente.



Foto de Beto Ribeiro

Tivemos momentos agrabilíssimos e abençoadores, como as mensagens do Pr Natã e as conversas de corredores com irmãos de diversas localidades. Percebemos que boa parte da igreja ainda não está acostumada em ouvir músicas nos ritmos nacionais. O “ti-cum-bum” norte americano é bem assimilado e predomina. Quando ouviram nossas canções em ritmos de xote, baião, pagode de viola, catira, bumba-meu-boi, entre outros, parte do povo estranhou. Creio que o nosso trabalho também passe por aí: uma conscientização de que a cultura brasileira não é algo a ser descartada, mas a ser resgatada pelo Evangelho. Não é um trabalho fácil, mas necessário.

Na noite de sexta-feira tivemos contato com expressões culturais regionais diversas nesse congresso, como por exemplo a demonstração do carimbó, feito pelo pessoal de Belém e os vídeos sobre o ritmo do Boi Bumbá de Parintins, tocados por jovens daquele região, que me foi presenteado pelo Silvano.

Foto de Beto Ribeiro

Resta-nos agradecer aos queridos da AICEB que mais uma vez nos receberam com tanto carinho. Valeu por tudo!

Nenhum comentário: