19 julho 2009

alcançando a juventude maranhense com o evangelho

A Mocidade Para Cristo é uma missão que surgiu nos Estados Unidos em 1945, no período pós-guerra. Sua missão é anunciar o Evangelho de Jesus Cristo à juventude. Na década de 50 essa missão chegou ao Brasil e hoje se espalha por mais de 30 cidades. Uma das capitais onde a missão se instalou foi São Luis, no Maranhão. O trabalho ali começou por iniciativa de jovens locais, logo após a realização do congresso Geração 90, em Brasília. No entanto, anos depois o trabalho foi encerrado por falta de liderança.

Com o surgimento, no Maranhão, do movimento de mães de oração Desperta Débora, no ano de 2000, um grupo de mulheres começou a orar pelo despertamento espiritual dos jovens ludovicenses. A resposta dos céus foi rápida. O trabalho foi logo retomado por um grupo que passou a ter contato com o trabalho da MPC do Brasil por meio da internet e do contato com o diretor executivo da missão, Marcelo Gualberto. Orientados por Eliane Werner, assessora ministerial, os primeiros ministérios foram reiniciados.

O atual secretário executivo da Filial São Luis é Yatha Anderson Borges de Lima, 31 anos. Casado com Hellen, e pai de Imna e Abraão, está há 4 anos liderando a missão. Segundo Yatha, os desafios da Ilha do Amor, como carinhosamente São Luis é chamada, são enormes.

Com uma população de aproximadamente 1 milhão de pessoas, cerca de 40% da cidade é tida por evangélica, segundo constata Yatha. No entanto, os problemas sociais são graves. Os contrastes alarmantes criaram um verdadeiro abismo entre a camada mais rica da população e os mais pobres. A educação pública está sucateada, enquanto que universidades particulares são conhecidas pelo bom nível. Faltam oportunidades de emprego. Talvez um dos maiores desafios que a cidade enfrenta seja a prostituição infanto-juvenil, incentivada largamente pelos promotores do turismo sexual.

A MPC busca combater essas realidades com uma atuação constante em diversas áreas. Seu principal foco de atuação é nas escolas, através dos clubinhos bíblicos e dos mutirões evangelísticos – onde realizam eventos associados à distribuição de farto material bíblico. Entendem que a escola é um dos principais campos missionários em nosso país.

Pensando nos desafios da educação, criaram o Projeto Flecha. Nele, selecionam alunos da rede pública, principalmente os mais carentes, e oferecem um curso pré-vestibular gratuito, com a participação de igrejas que cedem suas instalações e de professores voluntários, a maioria atuando nas universidades. Àqueles mais necessitados é oferecida uma ajuda de custo para o transporte. No ano passado 25 alunos fizeram o curso e dois foram aprovados na UEMA – Universidade Estadual do Maranhão. Outros se abriram para o evangelho e experimentaram transformações em suas vidas pessoais e familiares. “A equipe vê o resultado e agradece a Deus pelas vitórias”, afirma Yatha.

O Projeto Reviver foi criado numa parceria entre os governos estadual e federal, com o fim de revitalizar o centro histórico. Prédios, praças e ruas foram restauradas, remetendo aqueles que por ali passam ao rico arcabouço histórico da cidade. No local existem vários espaços culturais, bares e teatros. A MPC, aproveitando o movimento do local, criou o “Quintas para Reviver”, onde realizam, às quintas-feiras, atividades culturais e evangelísticas nas praças, através de música e pantomima.

Aproveitando o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente no bairro do Barreto, um dos mais violentos da cidade, a MPC iniciou um trabalho com a juventude do local. Mensalmente realizavam um encontro com a juventude, oferecendo palestras com temas pertinentes à conscientização social. O trabalho foi complementado com a realização de um acampamento evangelístico. Um trabalho que rendeu frutos para a comunidade local.

Para contatos com a MPC, escreva para yathanderson@hotmail.com ou visite o site http://www.mpc.org.br/.

Assista uma breve entrevista com Yatha no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=ULsSPRTMQVQ

Nenhum comentário: